Fórum Social Mundial 2013 19 a 23 de janeiro 2016
A- A+ A- A+    A A A A    ?

Fórum Social debate exploração sexual de crianças e adolescentes

20/01/2016

 

Representantes das Mercocidades estiveram reunidos, no segundo dia do Fórum Social Mundial em Porto Alegre, para debater o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes com vistas aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Para isso, foi projetado o trabalho dos voluntários do Grupo de Apoio em Mega Eventos (Game). O projeto é formatado em quatro eixos: capacitação, projeto Game, sensibilização e formação da rede de secretários e gestores municipais. O Game é uma parceria com a União Europeia e a Entidade Iscos, da Itália
 
Para o fortalecimento do projeto, entidades contribuíram financeiramente. De acordo com Paulo Miotta, coordenador de Projetos e Articulação Institucional da Frente Nacional de Prefeitos, estão investidos 600 mil euros da União Europeia, 60 mil euros da Frente dos Prefeitos e 6 mil euros da Iscos. Ernesto Braga, sub-secretário de Direitos Humanos da prefeitura do Rio de Janeiro, comenta a relevância de levar o projeto iniciado em Porto Alegre, durante a Copa do Mundo 2014, para o Rio de Janeiro: “A experiência mais exitosa que a gente vivenciou na época da Copa do Mundo foi desenvolvida pela prefeitura de Porto Alegre com o Game, que trouxe voluntários do exterior e, junto com voluntários locais, fizeram um trabalho de sensibilização com os turistas”, conta.
 
A reunião também contou com a participação de representantes de São Paulo, do Rio de Janeiro e também de cidades de outros países como Itália, Uruguai, Argentina e Chile que, assim como Porto Alegre, são cidades que já fizeram campanhas de proteção a crianças e adolescentes e obtiveram sucesso. Para Carlos Simões, coordenador de Políticas Públicas para Crianças, Adolescentes e Idosos de Porto Alegre, o projeto desenvolvido na cidade é uma referência internacional a ser continuada nas Olimpíadas: “O nosso resultado foi o melhor das 12 cidades sedes da Copa, tanto é que tivemos os melhores resultados da proteção da infância, menores índices de violação de direitos de todas elas”, destaca. 
 


/forumsocial

 

Texto de: Tamiris Souza
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.



              














Página 1 | 2 || Próxima

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL |  PROGRAMAÇÃOSOBRE PORTO ALEGRE