Fórum Social Mundial 2013 19 a 23 de janeiro 2016
A- A+ A- A+    A A A A    ?

OP e planejamento de grandes eventos são destaque no Fórum Social

Debates acontecem na na Sala Porto Alegre, na Redenção19/01/2016


Maia Rubin / PMPA


O segundo dia do Fórum Social Mundial 15 anos terá na programação de debates da prefeitura nesta quarta-feira, 20, encontros para avaliação do Orçamento Participativo (OP) e também da ação do Grupo de Apoio em Mega Eventos (Game), da Rede Mercocidades. 

O Game é uma iniciativa em que voluntários trabalham em pontos estratégicos das cidades sedes de grandes eventos esportivos. A partir das 9h30, na Sala Porto Alegre (Redenção), além do planejamento estratégico para o ano, a rede definirá as ações que serão realizadas durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto. O grupo foi idealizado em Porto Alegre antes da Copa do Mundo de 2014, reunindo 60 Voluntários de quatro países, Brasil, Argentina, Uruguai e Peru. O Game atuou durante os 23 dias de copa em Porto Alegre e desde então tem prestado auxílio em campanhas de sensibilização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. O trabalho mais recente foi realizado durante a Copa América de futebol, que teve sede no Chile, em 2015.

Também às 9h30 na Sala Porto Alegre será realizado o Painel de Discussão Sobre a Participação Democrática no Mercosul.  O encontro terá como tema a capacidade dos governos locais de incidirem na tomada de decisão participativa dentro da região.

Orçamento Participativo – Marca registrada da Capital, o Orçamento Participativo (OP) também será tema de debate do Fórum Social Mundial 15 anos. A partir das 17h30min, também na Redenção, um painel debaterá os 26 anos da realização do OP na cidade. Para fazer uma avaliação crítica da ferramenta, foram convidados painelistas de cidades do Senegal, Argentina e Colômbia, que adotaram o OP a partir da experiência de Porto Alegre.
 
FSM 15 anos 
– A edição comemorativa do Fórum Social Mundial marca os 15 anos do primeiro encontro, realizado em Porto Alegre em 2001. Cerca de 20 mil pessoas são esperadas para os debates, que contarão com a participação de nomes como o do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, do filósofo espanhol Manuel Castells e do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Parque Farroupilha (Redenção), Auditório Araújo Vianna, Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa, Largo Zumbi dos Palmares e o Parque Harmonia, sede do Acampamento da Juventude, serão os principais espaços das discussões.

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA), como uma das organizadoras do evento, disponibilizou cerca de R$ 1 milhão para a instalação das estruturas nos principais territórios do Fórum. Os órgãos da Prefeitura contarão com três estruturas fixas no evento: dois estandes no Parque da Redenção, um da PMPA e outro do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), além de um estande do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) no Largo Zumbi dos Palmares.

Além das estruturas, o poder público municipal tem uma programação de debates entre os dias 20 e 23 na Sala Porto Alegre, na Redenção (confira a agenda de atividades).
 

/forumsocial /governanca /orcamento_participativo

Texto de: Vagner Benites

Edição de: Isabel Cristina Kolling Lermen

Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

 

Programação de quarta-feira, 20: 
 
- Tema: Reunião do Grupo de Trabalho da Mercocidades (Game)      
 
Local: Sala Porto Alegre (Redenção)
 
Horário: 9h30 – 12h
 
A Rede Mercocidades fará o seu planejamento estratégico para o ano, em especial, projetando o trabalho dos voluntários do Grupo de Apoio em Mega Eventos (Game), que visa a conscientização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, com vistas aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. 
 
 
- Tema: Painel de Discussão Sobre a Participação Democrática no Mercosul – Unidade Temática de Autonomia, Gestão e Participação.    
 
Local: Sala Porto Alegre (Redenção)
 
Horário: 9h30 – 12h
 
Painel para discutir a capacidade dos governos locais em incidirem na tomada de decisão participativa dentro do Mercosul.
 
 
- Tema: 
Orçamento Participativo: 26 anos de engajamento e mudança    
 
Local: Tenda Porto Alegre (Redenção)
 
Horário: 17h30 - 21h
 
Painelistas:
 
Bachir Kanoute – Coordenador Executivo OIDP Africa (Senegal)
Jaime Gonzalo Juaneda – Prefeitura de Córdoba (Argentina)
Orçamento Participativo de Medelín (Colômbia)
Paulina Marcada – Universidade do Litoral, Rosário (Argentina)
Laura Elisa Machado – Coordenação Orçamento Participativo de Porto Alegre
Giovane Byl – Coordenação Orçamento Participativo de Porto Alegre
Oscar Pellicioli – Gerente do Orçamento Participativo de Porto Alegre
 
Confira a agenda completa de atividades do Fórum Social Mundial 15 anos.
Veja todas as informações sobre o Fórum Social Mundial 15 anos


 


              














Página 1 | 2 || Próxima

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL |  PROGRAMAÇÃOSOBRE PORTO ALEGRE